top of page

SOBRE

      O início da estruturação do museu foi em 2007 com um projeto de extensão cujo coordenador foi o Professor Dr. Daniel Carneiro (sem aporte de recursos financeiros).  A origem o acervo veio de equipamentos utilizados pela Escola de Engenharia a partir de 1986, doações do Departamento de Geologia, Prefeitura Municipal do Recife e Sudene, tendo na época o Prof. Dr. Antonio Barretto Coutinho Neto como responsável. Atualmente contém aproximadamente 150 itens, entre peças e livros.

   As peças são dispositivos e equipamentos utilizados em Topografia, Geodésia, Astronomia e Fotogrametria, alguns com mais de 200 anos: esquadros de agrimensor, bússolas, teodolitos e trânsitos de todos os tipos, níveis, lunetas astronômicas, pranchetas de alidade, barômetros, peças de fotogrametria, cálculo e desenho.

   Os livros além do valor em si, são de fundamental utilidade para identificação e explicação sobre uso dos equipamentos.

       O projeto contou com o apoio do departamento de Antropologia e Museologia da UFPE, sendo que teve como repercussão contato com museu de Astronomia e Ciências Afins e uma publicação na revista da Associação Francesa de Topografia XYZ (nº 125, dezembro de 2010).

bottom of page